É FILHO DE BOA GENTE!A l'attention de mes lecteurs :

GUERRA COLONIAL EM ANGOLA. DO ZAIRE AU CUNENE, PASSANDO PELOS DEMBOS.
Copyright (c) 2012. Tous droits réservés. Direitos reservados.
OBRIGADO PELA SUA VISITA.

QUEM NAO SE SENTE, NAO É FILHO DE BOA GENTE!


Se servistes a Patria que vos foi ingrata, vos fizestes o que devieis, e ela o que costuma.
Padre Antonio Vieira.

A nação é de todos. a nação tem de ser igual para todos. Se nao é igual para todos, é que os dirigentes que se chamam Estado, se tornaram quadrilha.
Aquilino Ribeiro. In quando os lobos uivam.

"patria", confiscaste-me os meus melhores três anos. Diz-me agora o que posso confiscar-te.

samedi 18 février 2012

CULPADO.







Culpado de ter nascido sob o fascismo!
Culpado de ter frequentado “escolas” sem retrete
Culpado de ter ido trabalhar no campo aos oito anos!
Culpado de ter ido quebrar calhaus aos quinze!
Culpado de ter ido para a guerra aos vinte!
Culpado de ter emigrado aos vinte e cinco!
Culpado de ter sido privado de meninice, enquanto eles eram meninos até aos vinte!
Condenado por um punhado de “Barões” que entenderam que os meus anos de guerra não contam para efeitos de aposentação, porque precedidos de vinte anos de miséria! Levantai-vos terras áridas: Quem foi que com suor e lágrimas vos sachou, cavou e lavrou anos e anos sem proveito algum? Nos os que nunca tivemos a caixa. Levantai-vos pedras da calçada: Que foi que aos 15 anos foi quebrar rochedos a fim de os transformar naquilo que sois hoje? Nos os que nunca tivemos a caixa!
Quando tinha vinte anos, enviaram-me para aqui.
Agora, velho trôpego, dizem-me que  trabalhe;
oxalá o inferno exista e eles as paguem com lingua de palmo.
Mas que venham dai os “Barões” que me “novedoismilixaram”: Eu empresto-lhes uma marreta de sete quilos e que vão quebrar pedra como eu fui! Que tragam os filhos, de preferência descalços; os meninos que vão caminhar na caquinha dos bovinos; que vão levar coices e marradas; guardar ovelhas como foram os mais inteligentes da minha turma, mas que nunca tiveram a caixa que agora serve de pretexto para com uma “cuspidela” nos marginalizarem.
Benditos deputados, Benditos ministros, Abençoados os Presidentes que tornaram possível tal lei; esta gente ira toda para o Céu. Eu morrerei mais cedo, mas quando eles lá chegarem, já eu conheço a topografia da casa, e quando eles me perguntarem onde são as casas de banho, eu vou envia-los na direcção errada e eles não vão encontrar e regressarão todos borrados. Perguntar-lhes-ei então onde estão os Mercedes, e eles vão constatar tristemente que deixaram cá tudo e que não valia a pena tanto cinismo.
P.S. Dizem-me agora que vá consultar a caixa Francesa, a fim de que ela contabilize os meus anos de guerra para efeitos de Aposentação. Não fiz a guerra do Vietname nem a da Argélia com e exercito Francês, mas eu irei “consulta-la”e se a resposta for positiva, cantarei também:
E para começar
Eu só vou gostar
De quem gostar de mim.
Antonio Leitão.


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire