É FILHO DE BOA GENTE!A l'attention de mes lecteurs :

GUERRA COLONIAL EM ANGOLA. DO ZAIRE AU CUNENE, PASSANDO PELOS DEMBOS.
Copyright (c) 2012. Tous droits réservés. Direitos reservados.
OBRIGADO PELA SUA VISITA.

QUEM NAO SE SENTE, NAO É FILHO DE BOA GENTE!


Se servistes a Patria que vos foi ingrata, vos fizestes o que devieis, e ela o que costuma.
Padre Antonio Vieira.

A nação é de todos. a nação tem de ser igual para todos. Se nao é igual para todos, é que os dirigentes que se chamam Estado, se tornaram quadrilha.
Aquilino Ribeiro. In quando os lobos uivam.

"patria", confiscaste-me os meus melhores três anos. Diz-me agora o que posso confiscar-te.

samedi 28 janvier 2012

ERA UMA VEZ, NO CUNENE.




Kimbo ou "residencia" local.
Naoatu?!- Disseram os miudos quando eu passava.
hêêê! Respondi eu, e trouxe esta imagem.
Pobres Cuanhamas pequeninos!
Aqui esmagava-se o massango,vulgo painço, alimentação de base
da população local.
Capinagem. aqui pudemos fazer uma pausa sem apanhar nove reforços de
castigo, ou ir para  para o Canacassala.
Naquele dia, tive a sorte de encontrar uma sachola
com cabo comprido...

...Por vezes nao iam alem dos 60 ou 70 centímetros.
Enquanto "saboreava" as delicias do regime fascista, familiarizava-me
com o universo do Gulague.
Como eu gostava de ler...
... O Capitão enviou-me para aqui 10 dias, a fim de que  eu
lesse o livro todo.
Depois da seca, vinham as inundaçoes.
Atolados na lama.
O ramo de arvore em forma de (Y) indicava a entrada
ou saida de uma palissada que cercava as "residencias"
da savana.
Era nossa missão ir ao encontro das pessoas isoladas e
com a ajuda de um interprete e dos nossos enfermeiros, fazíamos por
elas o que podíamos. E como diz o poeta: Quem faz o que pode, faz o que deve.
Contaram-me que no tronco ...
...desta arvore, o Rei Bandume, experimentava as armas que mais tarde
utilizaria contra os Portugueses.
No âmbito de uma visita do Governador Geral,
certas etnias da região, vieram à cidade.


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire