É FILHO DE BOA GENTE!A l'attention de mes lecteurs :

GUERRA COLONIAL EM ANGOLA. DO ZAIRE AU CUNENE, PASSANDO PELOS DEMBOS.
Copyright (c) 2012. Tous droits réservés. Direitos reservados.
OBRIGADO PELA SUA VISITA.

QUEM NAO SE SENTE, NAO É FILHO DE BOA GENTE!


Se servistes a Patria que vos foi ingrata, vos fizestes o que devieis, e ela o que costuma.
Padre Antonio Vieira.

A nação é de todos. a nação tem de ser igual para todos. Se nao é igual para todos, é que os dirigentes que se chamam Estado, se tornaram quadrilha.
Aquilino Ribeiro. In quando os lobos uivam.

"patria", confiscaste-me os meus melhores três anos. Diz-me agora o que posso confiscar-te.

vendredi 23 décembre 2011

O SENTINELA.



"Nunca tive feitio, para cangas nem trelas!"
(H. S.)
Durante o serviço militar, chamava-se faxina a quem lavava a loiça, plantão a quem guardava a caserna e sentinela a quem guardava o quartel, em Africa tudo podia mudar. nao sei se devido ao clima, o faxina "virava" plantão, e de repente sentinela; nao custava nada; bastava que um oficial caprichoso assim o decidisse.
Tínhamos em Nambuangongo três, (ou eram quatro?)  sanitas, outros tantos chuveiros e torneiras a que o Capitão chamava balneareos, mas como nem sempre a agua corria foi ai instalado um bidão que de vez em quando uma pequena cisterna enchia de agua, e ao lado um balde.
Seguidamente foi determinado o papel do faxina que por razoes estranhas aqui passava a ser plantão: O plantão nao limpa! O plantão verifica se cada um deita um balde de agua.   resumindo a "filosofia do Com. de Comp. , o papel do "plantão" era o seguinte: Cada vez que um utente se instalasse, ( as retretes tinham, luxo supremo, cortinas de plastico), o" plantão" devia verificar se o colega acertava no buraco, mas como a anatomia dos homens impedia uma visão rectilínea do acto, ele devia interpela-lo e dizer: eh pa, poe a ferramenta de lado, para que eu possa ver se  acertas no buraco.
Compreendi enfim a razão pela qual na maioria dos casos as nossas retretes em Angola, nao tinham portas. 
La estava eu certa manha, faxina, plantão, sentinela sei la o que, mas depois de verificar que a limpeza era aceitável como sempre, retirei-me para junto ca cantina onde havia uma restea de sombra, bem decidido a nao vigiar nada nem ninguém, ( passaria de vez em quando), ate porque os Kmeres vermelhos  ainda nao tinha tomado o poder no Camboja.
Do meu "posto de observação"observava o movimento até que passou por la um membro de uma milícia local designada: G.E.s. Esperava eu que os odores se dissipassem  a fim de intervir, mas quem nao esperou foi o Com. de Bat. que decidiu naquele dia, utilizar as nossas instalações. Vinha eu ao seu encontro preparando-me para lhe fazer uma grande vénia,  quando ele me interpela: es tu que estas de sentinela aqui?! Espera que alguém vira falar contigo. Com efeito nao tardou que um enviado do Cap. me viesse informar que este me queria ver.
Os balneareos nao estavam limpos quando o nosso Com. la foi; levas quatro reforços de castigo.
Sequência do "Evangelho" segundo L.
Em Angola tive duas guerras: uma movida por um inimigo que pouco me incomodou, outra pelo Com. de Comp.

Antonio S. Leitão.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire