É FILHO DE BOA GENTE!A l'attention de mes lecteurs :

GUERRA COLONIAL EM ANGOLA. DO ZAIRE AU CUNENE, PASSANDO PELOS DEMBOS.
Copyright (c) 2012. Tous droits réservés. Direitos reservados.
OBRIGADO PELA SUA VISITA.

QUEM NAO SE SENTE, NAO É FILHO DE BOA GENTE!


Se servistes a Patria que vos foi ingrata, vos fizestes o que devieis, e ela o que costuma.
Padre Antonio Vieira.

A nação é de todos. a nação tem de ser igual para todos. Se nao é igual para todos, é que os dirigentes que se chamam Estado, se tornaram quadrilha.
Aquilino Ribeiro. In quando os lobos uivam.

"patria", confiscaste-me os meus melhores três anos. Diz-me agora o que posso confiscar-te.

vendredi 23 décembre 2011

MEU CORONEL...

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espirito de fraternidade."


(Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos do Homem.)




Prezado Comandante,
Sinto muito se naquele dia o feri, quando fazia alusão aos aumentos que nao tivemos durante a guerra, e às metralhadoras que nao possuíamos na Capital dos Dembos. Saiba que nunca tive grande vocação  para as contas; gosto de palavras como "tartempion", por exemplo, mas sou um tanto ou quanto "alérgico" aos algarismos e quando eu dizia que precisávamos de duas metralhadoras pesadas, enganei-me, porque afinal necessitávamos de seis, ou seja: duas para nos defendermos na rua, e quatro para termos em "casa".
Nao sei se o Senhor sabe, mas eu digo-lhe: escassos meses antes de chegarmos a Nambuangongo, a guarnição ai presente foi alvo de violentos ataques diversas noites consecutivas. Convém referir desde ja, que Nambu, (como lhe chamávamos por "afecto"), nao era Biên-Diên-Fhu.
O "Waterloo" que exercito francês conheceu no Vietname foi comparado com um capacete de "boca" para cima, estando os franceses no fundo, e o viet-minh  nas colinas adjacentes, sendo estas consideradas inacessíveis aos vietnamitas pelos estrategos  franceses.  Se quiséssemos  utilizar o capacete para ilustrar a topografia de Nambu., entao haveria  dois: um mais pequeno para nos a CCS, outro maior que dava guarida à nossa Comp. Op., ao Pel. de Morteiros e ao P.A.D. , mas aqui os capacetes estariam de boca para baixo, connosco no cume e o IN. à volta, la em baixo no fundo.
MG-42.    (foto net)
Como o Sr. sabe melhor do que eu, (é por isso que é Com.) , quando em Junho de 1944 os Aliados desembarcaram na Normandia, ja foram "acolhidos" pela terrível MG-42; no ano da graça de 1972, ou seja 30 anos depois, estando nos num dos "teatros" de guerra mais "quentes" de Angola, nao possuíamos  
uma so. Acontecia aquando dos nossos "passeios" pedirmos aos nossos vizinhos que nos emprestassem uma  velha Breda, mas quando nao era possível, íamos apenas com a G-3. Nao diga a ninguém, mas por vezes aquilo metia medo e quando um dia dissemos ao Capitão que nao havia Breda ele retorquiu: esta CCS so quer metralhadoras, quando eu for, levo a minha caçadeira. Ele nao ia, claro.
Nambu. Aqui "morava" a CCS.
Mas... ... e você também la esteve?! E nao tinha dito nada?!  E também teve medo de morrer quando ia a Quipedro ou à Madureira?! Oh!... "coitadinho"! 
(*)
Imaginemos Caro Coronel, que os "intrusos" que tentaram entrar naquela terra "sagrada", eram saudados por uma dúzia de 'Maschingewhr' que como se sabe eram dotadas de uma cadencia de fogo de ... (quem disse 1200 tiros /minuto? Eles atacavam uma vez, mas nao duas ou três. Em primeiro lugar, tinham medo, em segundo lugar, muitos ficavam la sepultados aquando do primeiro ataque.
(*) In "la Suisse, l'or et les morts", par Jean Ziegler (Seuil)
Le Nouvel Observateur. si l'auteur se sent lésé, qu'il me
prévienne. Merci.
Custava caro custear tal diluvio de fogo? La se ia o ouro que  os nazis enviaram a Salazar em troca de volframio; algum dele roubado, refundido na Suíça e posteriormente enviado para Portugal?! Ouro em troca de metralhadoras?! Morrei filhos da p. , mas isso nao. Era ou nao essa a filosofia dos nossos Com. Supremos?
A carne para canhão, começava entretanto a escassear; a nossa comissão foi prolongada de quatro meses, mas se esse "prolongamento"se traduzia para nos em miséria, insultos e o adiar do futuro, já para S. Exas. se traduzia num bom pé-de-meia.
Que os vindouros saibam.


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire