É FILHO DE BOA GENTE!A l'attention de mes lecteurs :

GUERRA COLONIAL EM ANGOLA. DO ZAIRE AU CUNENE, PASSANDO PELOS DEMBOS.
Copyright (c) 2012. Tous droits réservés. Direitos reservados.
OBRIGADO PELA SUA VISITA.

QUEM NAO SE SENTE, NAO É FILHO DE BOA GENTE!


Se servistes a Patria que vos foi ingrata, vos fizestes o que devieis, e ela o que costuma.
Padre Antonio Vieira.

A nação é de todos. a nação tem de ser igual para todos. Se nao é igual para todos, é que os dirigentes que se chamam Estado, se tornaram quadrilha.
Aquilino Ribeiro. In quando os lobos uivam.

"patria", confiscaste-me os meus melhores três anos. Diz-me agora o que posso confiscar-te.

jeudi 1 janvier 2015

Guerra Colonial: As pedras que me atiraram.


                       C.C.S./B.CAC 3869. Com as pedras que me atiraram, atamanquei este blogue.

Em Angola, tive dois inimigos: Um que defendia a sua terra, outro que defendia a sua carteira e para que a carteira deste ficasse cheia, ficou a minha vazia
Perante aquele que defendia a sua terra, eu tinha uma arma para me defender; perante o outro, era um cordeirinho na boca do lobo.

O regime queria que os mesmos homens fossem corajosos, ver heróis no mato para perseguir o preto, e que na caserna se transformassem em grandes cordeiros, em seres sem coluna vertebral, sem miolo dispostos a ingurgitar qualquer porcaria, sabendo de antemão que se por la morressem, la ficariam abandonados como se de animais se tratasse.

Agora tenho um inimigo que quando certos "Baroes" passam à reserva, sob pretexto que passaram uns anos largos a "mamar" à conta do orçamento, lhes da um suplemento de pensão, (Queres duzentas ou trezentas? Ou queres um biberão cheio, meu pequenino? A fim dizem eles de se reintegrarem na sociedade. Quando eu vim da guerra, nao me deram um centavo para me reintegrar. Evidentemente, o governo nao e o mesmo, mas o estado é ou nao é o mesmo? ou sera que as dividas contraídas pelo precedente governo, nao devem ser pagas por este e pelos outros?

2 commentaires:

  1. Amigo António Leitão,
    Como vê consegui chegar ao seu blog...
    Gostei de ver.
    Talvez tenha achado "deslocado" aquele artigo sobre o ex-alferes Oliveira no nosso blog...
    Bem, tenho uma razão forte para o ter escrito. O Oliveira passou muito mal estes dois últimos anos, com muitas operações ao cérebro. Conseguiu resistir, inicialmente com bastantes limitações psicológicas, mas agora quase recuperado. A intenção "do escrito" foi uma pequena contribuição para ele continuar a luta, recuperando se não totalmente, pelo menos para que possa levar uma vida normal, já que a continuação da prática da advocacia, penso estar de parte.
    Claro que me pode chamar de irmão ou camarada de luta, já que me parece estarmos do mesmo lado da barricada.
    Um Abraço e as maiores felicidades por essas terras de França.
    J. Abrantes

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Ola, Amigo.
      Tal como os aerogramas que recebíamos durante a guerra, também um comentário produz o efeito de um bálsamo, quando se grita no deserto. Obrigado. Um grande abraço.

      Supprimer